Coluna A
Sophia, a sabedoria, ao contemplar Pleroma, o Eterno Pai Cósmico Comum, desejou chegar até a região da Grande Luz. Parou de realizar os mistérios do lugar em que vivia e entoou hinos de louvor para a Luz das alturas, que tinha acabado de ver. Isto provocou uma revolta nas diversas regiões do universo. Então ela abandonou a região onde estava e desceu até o caos. Naquele instante, os poderes do abismo a devoraram, tirando-lhe a própria luz. E assim, aprisionada pela materialidade do caos, Sophia sofre intensamente, arrependendo-se, pedindo à Grande Luz pela sua salvação…
O Mito Gnóstico da Queda de Sophia é uma alegoria do terrível dilema da alma humana. A queda é o fundamento da Teologia de todas as nações antigas, o impulso até a Unidade da Vida Livre em seu movimento pode se desviar para o “Eu” (nossos defeitos) e, na separação, urdir todo um mundo de amarguras; porém, os esplendores do Ser destroem radicalmente a ilusão. Sophia acha-se latente dentro de cada um de nós. Sem a Graça Divina, sem o auxílio do sublime Hálito Sagrado, a autognose, ou o conhecimento de si mesmo, seria além doimpossível.
Gnosis ou GNOSE é uma função bastante natural da consciência; uma Philosophia Perennis et Universalis. É o conhecimento iluminado dos Mistérios Divinos, é esoterismo autêntico, desenvolvendo-se de instante em instante, com vivências místicas muito particulares. O correlato desse conhecimento é a intimidade infinita da pessoa, ou seja, o Ser. Só o Ser pode conhecer a si mesmo. Alcançar o Autoconhecimento é identificar-se com o seu próprio Ser Divino.
A revelação gnóstica é sempre imediata, direta, intuitiva; exclui as operações intelectuais de tipo subjetivo, nada tem a ver com a experiência ou reunião de dados sensoriais.
Os códices mexicanos, papiros egípcios, tijolos assírios, rolos do Mar Morto, assim como certos templos antiquíssimos, monólitos, pirâmides, sepulcros milenares etc., oferecem em sua profundidade simbólica um sentido gnóstico que escapa à interpretação literal. O sentido verdadeiro do ensinamento gnóstico transcende as barreiras intelectuais, geográficas, culturais e sociais e só poderá ser vivenciado na vida prática.
O caminho gnóstico não está no passado, nem em um futuro improvável. Para trilhar a senda da Autorrealização Íntima do Ser não necessitamos de isolamento do mundo. O caminho da iniciação está desvelado. O V.M. Samael Aun Weor exorta-nos a vivê-lo intensamente dentro de nossa própria vida pessoal, na intimidade do lar, sob o doce abrigo de nossa casa.
Venerável Mestre
Samael Aun Weor
Fundador do Movimento Gnóstico Universal
O Venerável Mestre Samael Aun Weor foi o fundador, em 1950, do Movimento Gnóstico Universal.
Ele, o Avatara da Era de Aquário, cumpriu a missão de entregar à humanidade o ensinamento que vem dos Mundos Superiores.
Deixou um legado de mais de 50 livros, além de dezenas de conferências e entrevistas em diferentes áreas do conhecimento.
Esse Ser, completamente Autorrealizado, sintetizou de maneira simples e didática um tipo especial de ensinamento: a gnose.
“… nasci com enormes inquietações espirituais… Ainda que a muitos pareça algo insólito e incrível o fato concreto de que haja alguém no mundo que possa recordar na íntegra a totalidade de sua vida, incluindo até o seu próprio nascimento, quero afirmar que sou um deles.
Sempre fui um adorador do Sol e, tanto ao amanhecer como ao anoitecer, subia ao telhado de minha casa (então não havia terraços), sentado no estilo oriental, como um iogue infantil, sobre as telhas de barro cozido, contemplava o astro rei em estado de êxtase e, assim, submergia em profunda meditação.
(…) estudei inumeráveis obras metafísicas… permanecia longas horas dentro de casa e na biblioteca pública anelando, evidentemente, encontrar o caminho secreto.
Flanqueado de muralhas intelectuais, enfastiado de tantas teorias, resolvi viajar para a costa do Mar do Caribe. Ali, longe, sentado como um eremita dos tempos idos, sob a sombra taciturna de uma velha árvore solitária, resolvi dar sepultura a todo esse séquito do vão racionalismo. Partindo do zero radical, submerso em profunda meditação, busquei dentro de mim mesmo o Mestre Secreto.
Eu buscava o Íntimo, adorava-o no segredo da meditação… Sabia que dentro de mim mesmo, nos desconhecidos recantos de minha alma, eu o acharia, e os resultados não se fizeram esperar por muito tempo.
(…) fora do corpo planetário, humildemente ajoelhado, clamando com grande voz, chamei o Íntimo. O Bendito atravessou o umbral da minha mansão. Eu o vi vir até mim com passo triunfal.
Assim foi como me aproximei do Íntimo pelo caminho secreto da meditação”.
As observações clarividentes, a meditação, o contato direto com os elementais da Mãe Natureza, a recordação das vidas passadas, o conhecimento direto recebido de lábios a ouvidos dos Mestres do Invisível foram algumas das ferramentas deste autêntico Mestre de Mistérios Maiores.
O Venerável Mestre Samael Aun Weor demonstrou, de forma prática, o caminho para a iniciação, pelo exemplo de vida: no relacionamento familiar, dentro do Movimento Gnóstico, do qual foi o fundador; e no convívio social, como cidadão.
Assim, nosso querido e autêntico Guru abriu as portas da Igreja Gnóstica dos Mundos Superiores para a humanidade, revelando as chaves para a Autorrealização Íntima do Ser.
Acompanhado pela V. M. Litelantes e em total comunhão com os Mestres do Círculo Consciente da Humanidade, trabalha de maneira incansável e com verdadeiro amor consciente por todos os seres humanos da face da Terra.
Venerável Mestra Litelantes
Esposa do Venerável
Mestre Aun Weor
Palavras literais do V. M. Samael Aun Weor, na terceira pessoa, e quando ele ainda se chamava Aun Weor, a respeito de sua esposa V. M. Litelantes.
Esta Dama-Adepto goza de Consciência Contínua e através de inumeráveis reencarnações logrou aperfeiçoar e fortalecer certas faculdades ocultas que, entre outras coisas, lhe permitiram recordar suas vidas passadas e a História do Planeta e de suas Raças.
Tem sido a colaboradora esotérica do Venerável Mestre Aun Weor. Descobriu os Estados Jinas mencionados por Dom Mario Roso de Luna e Arnoldo Krumm-Heller. Colaborou com o Mestre Aun Weor na investigação científica dos Elementais vegetais que figuram no Tratado de Medicina Oculta.
Esta Dama-Adepto é um dos 42 Juízes do Carma. É absolutamente silenciosa e, como jamais faz apologia de seus poderes nem de seus conhecimentos, os pedantes da época têm esgotado sua baba difamatória contra ela.
A Guru Litelantes trabalha anônima e silenciosamente no Palácio dos Senhores do Carma. Esta Dama-Adepto é a Alma Gêmea do Venerável Mestre Aun Weor e, através de inumeráveis reencarnações, foi sempre a fiel companheira do Mestre.
Esta poderosa vidente tem em sua mente toda a Sabedoria dos Séculos e, com suas faculdades clarividentes, tem colaborado com o Mestre Aun Weor, estudando os diversos Departamentos Elementais da Natureza.
(Referências Bibliográficas: Mensagem de Natal de 1954 e os livros “Rosa Ígnea” e “Tratado de Medicina Oculta e Magia Prática” do V. M. Samael Aun Weor)
O INSTITUTO GNÓSTICO DE ANTROPOLOGIA DO BRASIL é uma Associação Civil, sem fins lucrativos, parte integrante da Sede Mundial das Instituições Gnósticas, atualmente localizada na cidade do México, DF, sob a direção do Sra. Inmaculada Ugartemendía de Gómez.
O objetivo do Movimento Gnóstico é divulgar o conhecimento por todas as partes da Terra. O Venerável Mestre Samael Aun Weor dizia que somos uma grande família, sem distinção de raça ou de nações, e que o propósito maior é congregar pessoas que servirão de base para uma nova civilização, uma nova cultura, em que as pessoas sejam conscientes, dotadas de sensibilidade artística, que amem a ciência, a filosofia e a mística; que sejam cientistas e também poetas, que possam investigar o átomo e também sejam capazes de meditar e permanecer em harmonia com a Bendita Mãe Natureza.
Atualmente, o IGA conta com milhares de estudantes e simpatizantes no mundo inteiro. Está presente em todo o continente americano, na Europa, Oceania, África e Ásia. No Brasil, atuamos em muitos estados através das Seccionais Gnósticas.
Nossa finalidade:
1) Transmitir a Gnose Eterna desvelada nestes tempos modernos pelo V. M. Samael Aun Weor.
2) Editar e preservar em sua integridade e pureza a obra escrita e falada do V.M. Samael e também os ensinamentos de sua esposa, a V.M. Litelantes;
3) Organizar Congressos Internacionais, Convenções Nacionais e cursos nos locais em suas Seccionais;
Objetivo
O fundamental na vida é chegarmos realmente a conhecer a nós mesmos. De onde viemos? Para onde vamos? Por que vivemos? Aquela frase escrita no frontispício do antigo templo de Delfos é axiomática: Homo Nosce Te Ipsum (Homem, conhece a ti mesmo).
A meta gnóstica é a felicidade dos seres humanos com o desenvolvimento harmonioso de todas as suas infinitas possibilidades. A autêntica felicidade baseia-se na revalorização do Ser.
Almejamos a Autorrealização Íntima do Ser e a vivência dos três fatores da Revolução da Consciência:
O MORRER, que é a eliminação dos agregados psíquicos ou defeitos psicológicos; a conquista do SEGUNDO NASCIMENTO, através da criação dos corpos existenciais superiores do Ser; e o SACRIFÍCIO PELA HUMANIDADE, que significa levar este conhecimento adiante, desinteressadamente e com boa vontade.
Nisto constitui a síntese do trabalho esotérico gnóstico. Tal experiência permite ao devoto sincero se conhecer e se autorrealizar integralmente.
Pistis Sophia, a Alma de cada homem e de cada mulher que hoje habita no planeta Terra, clama por sua salvação. Salvar a si mesmo é o indicado, e isto exige plena identificação do que salva e do que é salvo: o Divino, que mora no fundo da Alma; a autêntica e legítima faculdade cognoscitiva, que aniquila o “Ego” e absorve, em sua presença, a essência e, em total iluminação, a salva. Este é o tema do Salvador Salvandus.
INSTITUTO GNÓSTICO DE ANTROPOLOGIA DO BRASIL possui uma ampla abrangência de atuação:
CURSOS GNÓSTICOS: As seccionais do IGA Brasil, promovem periodicamente cursos totalmente gratuitos nos quais os participantes terão contato com a teoria e a prática da gnosis. Para maiores informações entre em Contato.
CURSO DE GNOSE À DISTÂNCIA: Destinado àquelas pessoas que não tenham, por diferentes razões, acesso a uma seccional. Para maiores informações entre em contato com Curso de Gnose à Distância. Para fazer o curso via internet acesse www.igabrasil.org.br/curso.
LIVROS: Os livros constituem-se em um importante meio de contato com as palavras do V. M. Samael Aun Weor. Acesse Livros Gnósticos para maiores informações.
REVISTA MAITREYA: Uma revista trimestral, destinada ao público em geral.
CONGRESSOS INTERNACIONAIS: São realizados a cada dois anos e constituem uma importante oportunidade de intercâmbio e mesmo de confraternização entre a Sede Mundial e os diversos integrantes dos grupos espalhados por todo mundo.
CONVENÇÕES NACIONAIS: São eventos realizados pelo IGA Brasil a cada dois anos, com a finalidade de reunir, instrutores, estudantes e simpatizantes para troca de experiências e informações sobre a Instituição e sobre o saber gnóstico.