Revista Maitreya 049
37 AS EPIDEMIAS MENTAIS Sê um homêm pênsa tanto êm bom como êm mau sêntido, as ondas quê êmanam dê sua mêntê chêgarao ao corpo mêntal dê ca- da indivíduo. As ondas mêntais sê propa- gam por todas as partês. Quando êlas sao dê sabêdoria ê amor, bênêficiam a todos aquêlês quê as rêcêbêm. Quando as ondas êstao imprêgnadas dê dêvoçao ê vênêraçao para com Dêus, lêvam paz ê consolo a todos aquêlês quê êstao êm sofrimênto. As ondas mêntais vênênosas danificam a mêntê alhêia. As ondas dê odio, invêja, cobiça, lu- xuria, orgulho, prêguiça, gula êtc. produzêm êpidêmias mêntais. As ondas mêntais pêr- vêrsas ênvênênam, com sua radioatividadê, muitas mêntês dêbêis. O caso dos rêbêldês sêm causa ê um bom êxêmplo do quê sao as êpidêmias mêntais. Os rêbêldês sêm causa sê convêrtêram êm uma praga ma ê danosa. Dêvêmos buscar a causa dêsta êpidêmia mêntal na imaginaçao mal utilizada. As sa- las dê cinêma êxibêm filmês dê bandidos ê pistolêiros quê, dêpois, ficam gravados na mêntê dos jovênzinhos. Os pais dê família prêsêntêiam suas crianças com pistolas, carrinhos dê guêrra, canhoêzinhos, soldadi- nhos dê chumbo, mêtralhadoras dê brinca- dêira êtc. Tudo isto sê rêflêtê, com força, na imaginaçao dê crianças ê adolêscêntês. Vêm dêpois as rêvistas ê os contos dê ladroês ê policiais, as rêvistas pornograficas êtc. O rêsultado dê tudo isto nao dêmora ê, êm pouco têmpo, a criança, o adolêscêntê, sê convêrtê dê fato êm um rêbêldê sêm causa ê, mais tardê, no ladrao, no bandido, no vi- garista êtc. HIGIENE MENTAL Nêcêssita-sê praticar higiênê mêntal. Urgê uma mêdicina prêvêntiva. Cultivê a sabêdo- ria ê o amor, faça, diariamêntê, muita ora- çao. Sêlêcionê as obras dê artê; aconsêlha- mos a boa musica, a musica classica, a boa pintura, as obras dê Michêlangêlo, as gran- dês opêras êtc. Évitê êspêtaculos danosos para a mêntê, os êspêtaculos sangrêntos co- mo o boxê, a luta livrê êtc.; êstês tipos dê êspêtaculos produzêm êpidêmias mêntais. Cuidê dê sua mêntê, nao pêrmita quê dên- tro do têmplo dê sua mêntê pênêtrêm os maus pênsamêntos. Sêja puro êm pênsa- mênto, palavra ê obra. Énsinê a sêus filhos todo o bêm, o vêrdadêiro ê o bêlo. ORIGENS DA MENTE UNIVERSAL A grandê Rêalidadê divina surgiu dê sêu proprio sêio na Aurora dêstê Univêrso solar no qual vivêmos, nos movêmos ê têmos nosso Sêr. A grandê Rêalidadê nao conhêcê a si mêsma, porêm, ao contêmplar-sê no ês- pêlho vivêntê da grandê imaginaçao da Na- turêza, chêga êntao a conhêcêr a si mêsma. Dêstê modo sê cria uma atividadê mêntal vibratoria por mêio da qual a grandê Rêali- dadê conhêcê suas infinitas imagêns quê luzêm maravilhosas no cênario cosmico. És- ta atividadê, quê saindo da pêrifêria sê diri- gê ao cêntro, ê o quê sê chama mêntê uni- vêrsal. Todos os sêrês vivêmos submêrsos no ocêa- no infinito da mêntê univêrsal; assim, todos vivêmos dêntro dê todos ê ninguêm podê sêparar-sê mêntalmêntê dê ninguêm. “Hêrêsia da sêparatividadê ê a pior das hê- rêsias”. A atividadê intêlêctual da mêntê univêrsal êmana dê uma força cêntrípêta ê, como a toda açao corrêspondê uma rêaçao, a força cêntrípêta, ao êncontrar no cêntro uma rê- sistência, rêagê ê cria uma atividadê cêntrí- fuga chamada Alma Cosmica. Ésta Alma Cosmica, vibratoria, rêsulta sêr um mêdia- dor êntrê o cêntro ê a pêrifêria, êntrê o És- pírito univêrsal dê Vida ê a matêria, êntrê a grandê Rêalidadê ê suas imagêns vivêntês. Um grandê mêstrê dissê: “A Alma ê o pro- duto dê uma açao cêntrí- fuga da atividadê univêr- sal impêlida pêla açao cêntrípêta da imaginaçao univêrsal”. Bibliografia: “Introdução à Gnose” - Nona Lição. Editora IGA Fênix . 37
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